segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Arruda diz que foi ASSASSINATO e lamenta o habeas corpus.

Brasília, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Justiça concede habeas corpus a acusado de matar três na Ponte JK Do CorreioWeb
Breno Fortes/CB
Timponi é um dos acusados de causar o acidente que matou três mulheres na Ponte JK em 6 de outubro
Atualizada às 19h49
15/10/2007
18h12-A desembargadora Sandra De Santis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, concedeu nesta segunda-feira habeas corpus ao professor de Educação Física Paulo César Timponi, de 49 anos. Ele é um dos acusados de causar o acidente que matou três mulheres na Ponte JK, em Brasília, no último dia 6. Na decisão, a magistrada manda expedir o alvará de soltura do professor.
Segundo Sandra, o Ministério Público do DF deve oferecer denúncia antes de o juiz decretar a prisão preventiva, o que não aconteceu no caso de Timponi. Segundo a desembargadora, a prisão é ilegal, pois confronta a Constituição Brasileira. Para Timponi ser solto, basta que um oficial de Justiça leve o alvará de soltura à Delegacia de Polícia Especializada (DPE), onde o professor está detido. Até as 18h50, o documento ainda não havia sido expedido. No entanto, o advogado do acusado acredita que ele deve ser liberado ainda nesta segunda-feira.
A decisão não chegou bem aos ouvidos do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Em evento público nesta segunda-feira, ele lamentou o habeas corpus concedido a Timponi. “Considero profundamente lamentável porque não se trata de um acidente comum. Foi um assassinato que, ao invés de usar uma arma de fogo, usou o carro e ainda estava drogado e alcoolizado”, considerou. “Decisão da justiça a gente não contesta, mas cumpre. Infelizmente, nossa legislação é falha”.
A soltura de Timponi também não foi bem recebida pelo delegado da 10ª DP, que investiga o caso, Joas Rosa de Souza. “É lamentável que isso aconteça após todo o esforço da polícia, que trabalha com tanta dedicação para solucionar os casos”, reclama. “O judiciário apenas cumpriu a lei a que nós brasileiros estamos submetidos, fazer o quê?”.
Apesar do desgosto com a liberação de Timponi, Joas afirma que o habeas corpus não altera em nada o andamento das investigações. “Nós já concluímos o inquérito e o encaminhamos para o Ministério Público na última quinta-feira. O que muda é que antes o promotor [do MP] teria cinco dias para oferecer a denúncia. Agora, com o acusado solto, o prazo se estende para dez dias e Timponi vai aguardar o julgamento em liberdade”, detalha o delegado.
Joas acrescenta que a perícia na S10, veículo que também teria participado do acidente, deve ficar pronta em 30 dias, a contar da última quinta-feira, quando ela se iniciou. “Só com esse resultado em mãos poderemos tomar novas providências”, explica.
O acidente ocorreu na madrugada do último dia 6. O golf prata conduzido por Timponi e uma S10 vermelha foram vistos por testemunhas fazendo manobras perigosas e disputando corrida em alta velocidade. Uma perícia realizada pela Polícia Civil identificou que havia maconha, cocaína, uma garrafa de uísque e cerveja dentro do carro do professor de Educação Física. O motorista da caminhonete, Marcelo Costa Sales, de 26 anos, se apresentou à polícia, mas não foi preso por falta de provas. Ele negou o envolvimento no racha.
Pacote de segurança Na caminhada organizada por familiares das vítimas do acidente na Ponte JK, no último domingo, o governador Arruda comentou que, ainda nesta semana, seriam anunciadas medidas de segurança para evitar que tragédias como a do dia 6 ocorressem novamente. Entre as propostas, estariam a colocação de câmeras filmadoras nas principais vias do DF e até a redução da velocidade de algumas. Nesta segunda-feira, Arruda voltou a comentar sobre o assunto, mas preferiu não adiantar as medidas em específico. Ele afirmou, somente, que elas podem ser anunciadas nesta quarta-feira. Sua assessoria de imprensa informou que, enquanto isso, reuniões com técnicos e representantes de outras áreas para discutir o assunto têm sido realizadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por favor assitam o ASSASSINO! TIMPONI SAINDO DA CADEIA! O link é:
http://video.globo.com/Videos/Player/
Noticias/0,,GIM743270-7823-PAULO+
CESAR+TIMPONI+E+SOLTO,00.html